Título: Sansão
Sansão é um personagem bíblico encontrado no livro de Juízes nos capítulos 13, 14, 15 e 16. Um nazireu de Deus que possuía muita força física atribuída ao comprimento de seu cabelo. Traído pela esposa Dalila, que contou a seus inimigos a fonte de seu poder, ele teve os cabelos cortados e os olhos furados. Acreditou que havia perdido suas forças, porém sua fé foi renovada e ele recuperou o seu poder.
filme dublado: Sansão e Dalila - https://www.youtube.com/watch?v=z_bcX88KF5U
A performance se resume em um cartaz "Corte Meu Cabelo", uma tesoura e uma pessoa sentada, a espera de alguém que voluntariamente se ofereça para cortar-lhe os cabelos. Parece uma ação simples, que em qualquer salão de beleza se tornaria banal. Mas é um trabalho artístico, uma ação, que mesmo sem intensão previamente definida, tem um cunho de instigação moral. Ter a liberdade de domínio sobre o outro, poder de tornar alguém submisso de alguma maneira. Eu ficava sentado esperando que qualquer um, profissional ou não, cortasse de qualquer maneira meus cabelos. No primeiro momento me senti nervoso e acuado devido a vários fatores que envolviam o ambiente. Estávamos em uma praça pouco movimentada, o que acarretaria em uma dificuldade na realização da ação performática. Após ter o cenário montado fiquei sozinho em cena, o que me causou uma aflição... Não estava preocupado com a forma que cortariam meu cabelo, estava preocupado se teria algum resultado. Comecei a perceber olhares curiosos para a faixa, mas vinham apenas dos comerciantes locais. Então a primeira mecha foi tirada, e nesse momento me transportei para o lado oposto ao palco... Me tornei espectador. Senti a vibração, quase me inteirei do sentimento que transbordava de quem vinha cortar meus cabelos.
Era uma proposta simples, cortar os cabelos, mas que trouxe diversos temas a tona. Questionaram se era uma ação social para portadores de algum tipo de enfermidade. Está na moda doar os cabelos ou cortá-los como forma de caridade moral aos portadores de cancer. Poderia até ser uma questão discutível, mas não fez parte das proposições da performance. A ideia principal era se tornar submisso de alguma forma. Deixar que fizessem o que quisessem. Dar o poder a outro de cortar, extravasar algum sentimento enquanto cortava os cabelos de outra pessoa que não iria reclamar do resultado.
Um rapaz que passava questionou porque eu deixaria que estragassem meus cabelos, então pegou a tesoura e com muito cuidado começou a tirar as pontas, o tempo todo conversando e me tranquilizando que não iria estragar, pelo contrário, faria um corte muito "maneiro". Mas teve que passar a tesoura para outro que veio e tirou uma boa parte, fazendo um corte que seria muito difícil de ser consertado. A reação do rapaz foi de surpresa e incredulidade. Outros que passavam diziam que nunca fariam aquilo. Deixar que qualquer um, desconhecido, sem formação, cuide, ou melhor corte seu cabelo. Como Sansão, algumas pessoas, principalmente as mulheres, ainda guardam sua força na aparência e o cabelo faz parte disso.
Na psicanálise existem diversas teorias simbólicas para a presença dos cabelos: São considerados fonte de poder mágico e por isso, o ato de cortar os cabelos e sacrificá-los significa frequentemente um renunciar e um renascer. O corte do cabelo ou da barba é frequentemente associado a um escalpo do ser humano, o que equivale a mudança de pele da serpente, um símbolo de transformação e desde a antiguidade o corte de cabelo (tonsura) estava ligado à consagração nos ritos de iniciação onde o sacrifício dos cabelos nos templos das deusas da lua, correspondia a uma evolução da prostituição sagrada, o seu simbolismo era de que entregando os cabelos, a mulher entregava o feminino à deusa. Anéis de cacho de cabelo guardados como lembrança, são tidos como amuletos que ligam uma pessoa a outra. Pela teoria da magia contagiosa, quem tiver de posse tanto de cabelos como de unhas humanas, pode exercer influência sobre a pessoa da qual os mesmos foram cortados. O cabelo é com freqüência associado à fôrça vital e ao próprio destino podendo ser considerado como uma imagem da relva, o cabelo da Terra. Na Rússia, somente às mulheres virgens era permitido que usassem uma trança grossa posto que após o casamento só poderiam usar duas tranças. A cabeleira encontra-se ainda relacionada à sensualidade e à provocação sexual.
Uma mulher questiona a atitude de alguém ter a coragem de estragar a aparência de outro. Ela diz não ter coragem de fazê-lo, que iria preferir estar no meu lugar ao ter que estar no lugar de quem estava cortando o meu cabelo. Disse também que mesmo sendo um ato que causava-lhe angustia, por ser um homem sentado ali ainda era menos perturbador que se fosse uma mulher. Comentou ser uma humilhação que uma mulher se sujeitasse a isso. Em tempos antigos mulheres tinham os cabelos cortados para distingui-las como prostitutas.
Ainda hoje, ao ver o vídeo do trabalho, reflito sobre quem era o performer e quem era o público, pois mesmo estando sentado na cadeira, me senti como um espectador daqueles que estavam participando, seja cortando meus cabelos, seja presenciando a ação. Dominador e dominado, o indivíduo se compadece de um ou de outro por diversos motivos. Tiro por lição que mesmo os dominadores detém o sentimento de "pena" de outros, pois para esses, dominadores nada mais querem que humilhar ao próximo para que sejam inferiores de alguma maneira.
Senti a aflição de alguns, o prazer de outros, o descaso de mais um tanto... Me senti livre de um peso, de um trabalho cumprido. Me propus a realizar uma performance e consegui ir até o fim... Passei por um misto de emoções que variaram da aflição do início do trabalho ao vislumbre dos sentimentos alheios. Visualizar as expressões faciais enquanto eles se achavam público, mas para mim eles eram os performer's. Me transportar do local que seria palco para um misto de platéia participativa. Me realizei deixando que todos se sentissem dominadores enquanto eu os analisava. E deixo a questão que fica para discussões: qual seria a motivação para um ato performático? Quando o performer sai do papel de ator e se torna público de sua ação? Em termos gerais, como ainda não temos uma definição de performance art, criaremos conceitos sobre as reações e as relações que o ato exerce sobre todos os participantes da ação.
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