terça-feira, 20 de outubro de 2015

Web Vídeos para jovens e Adolescentes do Ensino Fundamental

Felipe Neto, Whinderson Nunes, Christian Figueiredo – Eu Fico Loko, Parafernalha, Porta dos Fundos... Nomes conhecidos por internautas no Brasil e no mundo... Porque falam sobre atualidades ou notícias que os internautas se identificam. Fazem sátiras ou críticas. Transformam tudo em comédia e tiram risos de tudo...
Adolescente, jovens, crianças, adultos... Não existe idade para gostar desses canais que transformaram essas pessoas em celebridades em tão pouco tempo. E quem descobre a fórmula consegue atingir o público bem no "alvo do sabor", do saber ou da futilidade cômica. Não dizendo que o cômico seja fútil, nem que a informação seja inútil, pois cada canal é direcionado a um tema ou interesse diferente.
Ao questionar os alunos de uma escola da rede pública municipal sobre as preferências de temas, a variedade foi surpreendentemente enorme... Orientação para joguinhos de x-box, capítulos de novelas, críticas de filmes e livros, dicas de maquiagem entre muitos outros temas.
Lancei então a proposta da criação de um canal onde postaríamos um vídeo de cada aluno, orientando a todos sobre postura de câmera, interpretação para vídeo, edição simples em programas gratuitos, além do auxílio na escolha do tema, da realização do roteiro, iluminação, arte e sonorização. Enquadramento e os vários tipos de efeitos e planos de filmagem.
 “O homem não é uma ilha. É comunicação” (FREIRE, 1979, p. 28), mas como comunicar, como dizer o que se quer dizer se não se é artista, ou crítico, ou jornalista... Ou ainda se não se tem os equipamentos necessários para uma produção de vídeo, ou uma produção de um filme.
A ilusão da fama ainda é um "mal que assola" a mente da juventude. Esses blogs, vlogs, "Frozen's" de famosinhos, que foram picados pela febre do Stand Up, são bons pela criatividade e pela improvisação, e até pelo incentivo que dão aos outros de terem suas redes sociais... Mas daí esbarramos no grande problema que são os temas escolhidos para serem discutidos. Há momentos em que eu assisto a um vídeo e só assisto de novo para ter certeza do que vi. Acho inacreditável que "tanta gente" tenham visualizado algumas coisas e tenham curtido... 
Então resolvi fazer uma pesquisa junto aos alunos sobre temas pertinentes a eles. Tipo, surgiram temas referentes a jogos, novelas, maquiagem, namorados... então pensamos em começar fazendo uma enquete... A primeira filmagem, agendada para a primeira semana de novembro será sobre as preferências dos alunos, sobre o que eles gostariam de falar e de ouvir em vídeos na web... Será uma conversa descontraída com todos os alunos interessados em publicar vídeos na escola.

EM CONSTRUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário