sábado, 3 de outubro de 2015

AULAS 2015/1 - 3

04 DE FEVEREIRO
Hoje recebemos de nossa professora orientadora o novo regulamento dos estágios. Conversamos sobre os projetos de extensão, os grupos de teatro, e as escolas que possuem mais educação e mais cultura. Agendei com alguns alunos a visita as escolas municipais que já estão de acordo em realizar o projeto em teatro na instituição.
Dei um prazo até Terça feira para adequar UMEF's e UMEI's ao projeto e inserir pelo menos um estagiário com remuneração par cada uma delas.
11 DE FEVEREIRO
"Ser e Ter" (Être et avoir) de Nicolas Philibert
Hoje durante a aula assistimos um filme francês estilo documentário que mostra um professor com duas turmas. Uma de crianças com média de 5 anos, em fase de alfabetização e outra de pré adolescentes de mais ou menos 10 anos. O tratamento com os alunos e momentos de diversão, aprendizado e castigo.
11 de MARÇO
Assistimos ao filme "O Mínimo das Coisas" de Nicolas Philibert.
https://youtu.be/tuMRGH5YH64 (link de convite digital para a Mostra Nicolas Philibert 2015)
https://youtu.be/LDLvQyNjmyc Trailler de "Les Moindre des choses" - O mínimo das coisas. com legendas em inglês
https://youtu.be/CKJp9JLqTkY filme completo com legendas em inglês
O debate na sala vai além do filme, passado para que possamos perceber que qualquer pessoa pode e deve se apropriar do teatro e que devemos ter como objetivos apresentar para alguém. Defeitos físicos ou mentais não devem ser impecilhos para o trabalho, nem tampouco a idade, o gênero sexual ou orientação, e mesmo a orientação religiosa.
Percebo quando cito isso que o importante é se despir dos preconceitos. Se devemos nos limitar a algumas temáticas, devido a idades ou religiões, temos ao menos a liberdade de criar um trabalho que deve ser visto, deve ser apresentado.
O filme mostra um trabalho em teatro feito dentro de uma casa para deficientes mentais. No filme os orientadores usam o recurso da musicalização, que é um recurso muito útil para prender a atenção.
Bem lembrado pela Rejane, é que na oficina nós trabalhamos um grupo de teatro como um todo, e se nem todos quiserem fazer parte do elenco, ainda temos iluminação, figurino, contra-regra, divulgadores, etc... "O trabalho de teatro é um trabalho em equipe." (Eugenio Kusnet, 1898-1975).
Devemos nos apropriar dos jogos da Viola Spolin para nosso trabalho de estágio. e Para o próximo encontro devemos trazer um plano de curso, com nosso objetivo e estratégias que iremos usar para atingí-los.
Meu trabalho será fragmentado, e na primeira escola irei fazer um trabalho de intervenção para realização do espetáculo "A Paixão de Cristo" na UMEF Mikeil Chequer". Faremos um planejamento juntos eu, Iasmim e Lázaro. Em sequencia eu vou para a UMEF Vila Olímpica a pedido da área pedagógica da escola para trabalhar literatura. A diretora se dispor a montar um espetáculo com textos shakespareanos, pois ela tem acesso à material e figurinos. Em uma conversa informal listamos alguns textos que envolvem o romantismo de Shakespeare e alguns casais românticos de suas histórias. Nomeamos de "Os amores de Shakespeare" ainda em fase de esperimento. Outra sugestão da diretora foi montar um musical com a temática de CATS, pois ela tem acesso a material para montagem.
Na UMEF Ofélia Escobar, iremos retornar o trabalho eu e Ismael para a montagem do espetáculo "O Patinho Feio" incluindo o teatro no projeto de prevenção ao bullying desenvolvido pela escola.
Na UMEF Maria Eleonora iremos começar um trablaho para vídeo com temas jornalísticos. Não tenho muita experiência no assunto ainda, mas na escola tem uma oficina de jornal, onde os alunos com o oficineiro estão fazendo pesquisa sobre apresentadores de telejornais. Então será provável que em um primeiro momento façamos uma apropriação de alguns personagens jornalísticos marcantes.

Nas três escolas os trabalhos começarão em abril, junto com o projeto de atendimento à comunidade.
20 de Fevereiro
Reunião com Cacilda da UMEF "Mikeil Chequer". Estabelecemos a sexta feira no horário vespertino para encontros com os alunos do 4º e 5º anos para montagem do espetáculo "A Paixão de Cristo" que será apresentado no dia 1º de Abril. Os ensaio acontecerão na sala de dança da escola. Após apresentação do espetáculo, os alunos poderão continuar os encontros com outros estagiários.
Reunião com a coordenação do mais educação da UMEF "Vila Olímpica". Decidimos incluir dois estagiários no projeto, para acompanhamento pedagógico e encontros de teatro que deverão acontecer de segunda a quinta feira matutino e vespertino. Agendamos Reunião com Marcela e Lika para terça feira dia 24 de Fevereiro as 9:00h para acertarmos conteúdo dos projetos. A sugestão de trabalho foi que se montasse uma turma de contação de histórias com os alunos para representar a escola em atividades da rede e um grupo de teatro que estará preparado para leituras e pequenos eventos da rede. Além dos trabalhos de leitura e construção de textos. Eu ficarei encarregado de montar o espetáculo "Os Amores De Shakespeare" e iniciaremos os ensaios no mês de Abril após apresentação da "Paixão de Cristo" da UMEF "Mikeil Chequer".
13 de Março
Fomos na escola eu, Iasmim, Lázaro e Ismael... Tivemos problema de comunicação, pois a direção da escola pediu para que fossemos durante a semana para confirmar (de novo) nossa presença na data agendada. Mas para a próxima semana já está tudo acertado. Faremos dois horários na escola e dividiremos as turmas. A tarde no horário da aula atenderemos os alunos do matutino do 4º ano e depois do horário da aula ficaremos com os alunos do vespertino do 5º ao 9º ano. 
Hoje a Juliana veio fazer aula e fizemos um monte de jogo de expressão facial com ela e depois fizemos contação de história. Ela estava muito tímida, então o Lázaro sugeriu que todos usassem os óculos da invisibilidade, assim ela também entrou no jogo.
ABRAÇOS GRÁTIS
no dia 22 de Maio se comemora o Dia Internacional do Abraço e Todos os anos o GETA distribui pelo centro de Vila Velha e regiões adjacentes abraços para todos aqueles que passam.
Free Hugs Campaign (Campanha dos Abraços Grátis) é um movimento social que envolve pessoas oferecendo abraços para estranhos em locais públicos. A campanha começou em 2004 por um homem australiano conhecido pelo pseudônimo "Juan Mann" em Austrália. O movimento se tornou internacionalmente famoso em 2006 por causa do videoclip no YouTube da banda australiana Sick Puppies. O vídeo atualmente é um dos mais vistos no site, tendo sido assisistido mais de 72 milhões de vezes (março de 2012). Os abraços são um exemplo de um ato de bondade e humanitário executado por alguém cujo objetivo é apenas fazer as pessoas se sentirem melhores.
Juan Mann criou a campanha cujo objetivo era abraçar pessoas em Pitt Street Mall, uma rua de Sydney, apenas para alegrá-las e incentivá-las a fazer o mesmo com outros. Depois de um tempo, guardas, a polícia e o conselho da cidade o disseram para parar, pois caso alguém se machucasse enquanto o abraçava, a prefeitura poderia ser processada. Mann e seus amigos conseguiram uma petição que juntou 10 000 assinaturas e recebeu permissão para continuar distribuindo abraços de graça.
Em 2006, eu, juntamente com o GETA decidimos “abraçar” a causa e fizemos uma edição do evento em Vila Velha. O grupo de alunos de teatro do projeto de oficinas gratuitas para a comunidade – GETA – saiu pelas ruas do centro da Cidade abraçando a todos que passavam. Entramos em ônibus, paramos taxis e fomos bem aceitos por todos que ganharam o presente gratuito.
Desde então, todos os anos juntamos alunos, ex-alunos e amantes da causa para levar um pouco de carinho as pessoas. Este ano teremos a parceria dos alunos do Curso de Artes Cênicas da UVV, do Centro Acadêmico de Artes Cênicas e do Diretório Geral dos Estudantes, bem como do setor de Projetos Especiais e Eventos da Secretaria de Educação de Vila Velha e dos alunos da Escola Municipal Vila Olímpica.
A ação vai acontecer durante o dia inteiro no campus acadêmico da UVV, no Shopping Vila Velha, na Sede da Prefeitura Municipal e nas ruas de Coqueiral de Itaparica. Queríamos poder abraçar o mundo, mas precisamos começar por algum lugar. E o abraço vai ser grátis, ou quase, porque a cada abraço que dermos pediremos um abraço em troca.
GETA – Grupo Experimental de Teatro Amador – foi um projeto de iniciativa do professor de arte Anderson Lima juntamente com o então secretário de Educação e Cultura de Vila Velha, onde oficinas de teatro são oferecidas gratuitamente a adolescentes, jovens e adultos de toda as idades. O Projeto este ano vem cheio de novidades, uma delas é que faz parte das ações em prol da cultura que serão realizadas na Administração municipal de Vila Velha, pela Secretaria de Educação. O GETA terá sua sede no Galpão do Lions Club, no bairro Divino Espírito Santo, onde acontecerão oficinas e apresentações de espetáculos e cenas curtas. O espaço fica na rua Luis Gabeira, em cima do abrigo municipal João Calvino. O GETA – Grupo Experimental de Teatro Amador foi concebido em 2004 pelo professor/ator Anderson Lima. Desde então a comunidade de Vila Velha conta com oficinas gratuitas aberta a todos que tenham interesse de saber um pouco mais de teatro, com a oportunidade de ampliar seus conhecimentos artísticos. São oficinas de interpretação, maquiagem artística, clowns e teatro de rua.
Em 2015, todos os participantes das oficinas contarão com um aprendizado extra no currículo do GETA. Os alunos de Artes Cênicas da UVV aplicarão oficinas variadas na sede do grupo que fica na Rua Luis Gabeira no Divino Espírito Santo como parte de seus estudos na disciplina de Estágio Supervisionado sob orientação da Professora Doutora Rejane Arruda e acompanhados pelo professor de Teatro da Rede Municipal Anderson Lima. O Registro das aulas e a presença dos graduandos serão efetuados através do Projeto Teatro GETA e serão assinados pelo professor/ator Anderson Lima registrado na DRT sob número 1178/ES.
Anderson Lima, professor, ator, produtor e diretor teatral é formado em Educação Artística pela UFES e leciona na rede pública desde 1997. Com pós graduação em Arte Terapia agora está completando sua segunda graduação acadêmica, cursando Artes Cênicas na UVV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça seu Comentário