sexta-feira, 2 de outubro de 2015

OFICINA DE JOGOS TEATRAIS

Primeiro Dia:
10 de Março de 2015
A oficina começou as 14:30 h com 12 participantes. Fizemos um aquecimento corporal rápido para acordar a musculatura, movimentando o corpo. Depois foi aplicado o primeiro jogo, de observação, em duplas encarando a plateia por 1 minuto. Depois caminhamos pelo palco com três velocidades diferentes, preenchendo todo o espaço para conhecermos o nosso local de trabalho.
Jogo: Espelho. Emm duplas um jogador está em frente ao espelho imagináio e o outro é o seu reflexo, repetindo seus movimentos.
Caminhando pelo palco para preencher espaço, mas agora com o palco com divisão imaginária de direita, centro, esquerda, alta e baixa. A turma se dividiu em pequenos grupos onde cada um ocupou um dos espaços do palco. os grupos se movimentavam trocando de espaço, fazendo com que todo o palco estivesse sempre preenchido.
Voltamos ao jogo do espelho, agora explorando os planos alto, médio e baixo e de tempos em tempos trocando de lugar no expaço do palco. Cada vez que a dupla trocava de lugar, trocava também a posição de modelo e espelho.
Concluimos o dia com a construção de uma cena livre, usando até seis movimentos criados no jogo do espelho e caminhando pelo palco para dar movimento a cena.
A partir do próximo encontro teremos um diário de bordo para registro feito pelos alunos-atores. A cada encontro uma dupla diferente será responsável pelo preenchimento dos registro no diário.
SEGUNDO DIA
17 de Março
Hoje começamos a oficina com aquecimento corporal e alongamento dos membros inferiores... Foi uma atividade que contou com a participação de todos que estavam presentes. Fortalecimento do corpo e preparação para o trabalho de ator que deve ter o corpo sempre ativo e preparado para entrar em cena; Na sequência caminhamos pelo palco, para ocupação de espaço. Relembramos das atividades do encontro anterior, para fixação de conteúdo. Durante a atividade foram utilizados planos alto, médio e baixo, sempre lembrando das marcações e preenchimento da area cênica.
"As atividades rotineiras e repetitivas habituam e moldam o corpo, condicionando musculaturas e atrofiando possibilidades. Convencendo-nos de que não podemos executar esse ou aquele movimento, que somos incapazes, insuficientes e inabilitados. Se nos submetemos a essa mecanização, abrimos mão de ampliar espaços, de ousar e de experimentar o novo, o não-conhecido e o não-dominado." - Augusto Boal.
Em duplas, os alunos-atores caminharam ao som de música e a cada troca de ritmo eles tinhas que assumir um personagem, sempre respeitando a escolha da dupla e se apropriando dos planos alto, médio e baixo e com a preocupação da ocupação e preenchimento da area cênica. Por fim temos como tema a palavra sofrimento e pedimos que eles se apropriassem do qua a palavra sugerisse e incluíssem nos trabalhos deles.
Em grupos agora, fizemos o jogo do "PRESO", onde cada um escolhia uma forma de prisão e representava através do corpo as suas necessidades de fuga. Ficava a cargo do grupo que estava de fora, interpretar a cena que estava vendo, tentando elucidar onde o colega estava preso.
Terceiro Dia
24 de Março
começamos com aquecimeto corporal, alongamento e tonificação muscular
primeiro exercício: jogo dos "Três Mocinhos na Europa", onde em dois grupos fazem o jogo de quem, onde e o que..., tendo como objetivos a observação e a representação por meio de expressão corporal.
Quarto Dia
31 de Março
começamos com aquecimeto corporal, alongamento e tonificação muscular
jogo 1: divisão de foco: leitura e audição. em duplas, enquanto um lia um texto, outro lhe contava uma história
jogo 2: divisão de foco: em trios, um no centro dialogando com os outros dois na extremidade, assuntos diferentesconcomitantes;
jogo 3: personagem atrás da porta: cada aluno -ator deveria representar pel forma de bater à porta quem era seu personagem aplicando o quem, onde e o que na construção do mesmo.
Construção de cena: a partir da lembrança do jogo do espelho, do prisioneiro, da divisão de foco e da construção do personagem, cada agente criaria uma cena e os outros participantes deveriam imitar os movimentos, trocando de piloto a cada cinco movimentos. Ao final criaram uma coreografia de expressões corporais representando prisioneiros dferentes. 
Apresentação Final na Abertura de Processos:

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