Primeiro Dia:
10 de Março de 2015
A oficina começou as 14:30 h com 12
participantes. Fizemos um aquecimento corporal rápido para acordar a
musculatura, movimentando o corpo. Depois foi aplicado o primeiro jogo, de
observação, em duplas encarando a plateia por 1 minuto. Depois caminhamos pelo
palco com três velocidades diferentes, preenchendo todo o espaço para
conhecermos o nosso local de trabalho.
Jogo: Espelho. Emm duplas um jogador
está em frente ao espelho imagináio e o outro é o seu reflexo, repetindo seus
movimentos.
Caminhando pelo palco para preencher
espaço, mas agora com o palco com divisão imaginária de direita, centro,
esquerda, alta e baixa. A turma se dividiu em pequenos grupos onde cada um
ocupou um dos espaços do palco. os grupos se movimentavam trocando de espaço,
fazendo com que todo o palco estivesse sempre preenchido.
Voltamos ao jogo do espelho, agora
explorando os planos alto, médio e baixo e de tempos em tempos trocando de
lugar no expaço do palco. Cada vez que a dupla trocava de lugar, trocava também
a posição de modelo e espelho.
Concluimos o dia com a construção de
uma cena livre, usando até seis movimentos criados no jogo do espelho e
caminhando pelo palco para dar movimento a cena.
A partir do próximo encontro teremos um
diário de bordo para registro feito pelos alunos-atores. A cada encontro uma
dupla diferente será responsável pelo preenchimento dos registro no diário.
SEGUNDO DIA
17 de Março
Hoje começamos a oficina com
aquecimento corporal e alongamento dos membros inferiores... Foi uma atividade
que contou com a participação de todos que estavam presentes. Fortalecimento do
corpo e preparação para o trabalho de ator que deve ter o corpo sempre ativo e
preparado para entrar em cena; Na sequência caminhamos pelo palco, para
ocupação de espaço. Relembramos das atividades do encontro anterior, para
fixação de conteúdo. Durante a atividade foram utilizados planos alto, médio e
baixo, sempre lembrando das marcações e preenchimento da area cênica.
"As atividades rotineiras e
repetitivas habituam e moldam o corpo, condicionando musculaturas e
atrofiando possibilidades. Convencendo-nos de que não podemos executar
esse ou aquele movimento, que somos incapazes, insuficientes e inabilitados.
Se nos submetemos a essa mecanização, abrimos mão de ampliar espaços, de
ousar e de experimentar o novo, o não-conhecido e o não-dominado." -
Augusto Boal.
Em duplas, os alunos-atores caminharam
ao som de música e a cada troca de ritmo eles tinhas que assumir um personagem,
sempre respeitando a escolha da dupla e se apropriando dos planos alto, médio e
baixo e com a preocupação da ocupação e preenchimento da area cênica. Por fim
temos como tema a palavra sofrimento e pedimos que eles se apropriassem do qua
a palavra sugerisse e incluíssem nos trabalhos deles.
Em grupos agora, fizemos o jogo do
"PRESO", onde cada um escolhia uma forma de prisão e representava
através do corpo as suas necessidades de fuga. Ficava a cargo do grupo que
estava de fora, interpretar a cena que estava vendo, tentando elucidar onde o
colega estava preso.
Terceiro Dia
24 de Março
começamos com aquecimeto corporal,
alongamento e tonificação muscular
primeiro exercício: jogo dos "Três
Mocinhos na Europa", onde em dois grupos fazem o jogo de quem, onde e o
que..., tendo como objetivos a observação e a representação por meio de
expressão corporal.
Quarto Dia
31 de Março
começamos com aquecimeto corporal,
alongamento e tonificação muscular
jogo 1: divisão de foco: leitura e
audição. em duplas, enquanto um lia um texto, outro lhe contava uma história
jogo 2: divisão de foco: em trios, um
no centro dialogando com os outros dois na extremidade, assuntos
diferentesconcomitantes;
jogo 3: personagem atrás da porta: cada
aluno -ator deveria representar pel forma de bater à porta quem era seu
personagem aplicando o quem, onde e o que na construção do mesmo.
Construção de cena: a partir da
lembrança do jogo do espelho, do prisioneiro, da divisão de foco e da
construção do personagem, cada agente criaria uma cena e os outros
participantes deveriam imitar os movimentos, trocando de piloto a cada cinco
movimentos. Ao final criaram uma coreografia de expressões corporais
representando prisioneiros dferentes.
Apresentação Final na Abertura de
Processos:
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