sábado, 12 de dezembro de 2015

OFICINA DE TEATRO DE RUA - SEGUNDA AULA

02 de dezembro... O mês se inicia em um ano que está prestes a acabar... 2015 foi regado de sentimentos de perda para brasileiros de diversas regiões. As notícias de corrupção, as novas pragas e doenças, os desastres ambientais. O desapego pela arte e pela cultura. Mas terminamos o ano com boas novas... O Teatro Municipal de nossa cidade, único prédio para apresentarmos nossa arte está sendo reformado, depois de mais de três anos de espera ansiosa. A Secretaria de Cultura reabre com uma nova roupagem as oficinas de teatro, e agora privilegiando o Teatro de Rua. As inscrições foram feitas pelo site da prefeitura e a procura fez jus ao desejo da população de cursos na área artística e cultural.


Neste segundo dia de aula o grupo de alunos foi naturalmente selecionado, ficando aqueles que se mostraram mais dispostos ao trabalho e as atividades culturais. Tivemos algumas perdas e algumas pessoas que não poderiam apenas neste dia. Começamos com uma revisão rápida da aula anterior, para uma melhor fixação de conteúdos e uma lembrança do que foi pontuado. Depois fomos direto para a Praça da Prainha.
Movimentação de palco: Pensando que estamos na rua, talvez se pense que não temos marcação... O que dependendo do que se pretende, assim como no palco, as marcas tem que estar bem treinadas e ensaiadas. O transitar de um lado a outro, o caminhar pelo ambiente, que na caso da rua é muito mais mutável que o do palco, ou suscetível a mutação. O processo foi complexo. Idades diferentes, desenvoltura motora variada de acordo com a consciência corporal, experiências e práticas de cada um. Distribui a turma em quatro grupos. Treinamos marcha, compasso, interação, marcação, intenção de cena, tudo isso enquanto caminhávamos cantando a marchinha e cirandas de roda.


Mas, para isso acontecer, construímos a marcação usando o sistema Beta de composição musical. O sistema Beta consiste em composição auxiliado por computador, mas seu entendimento é manual... Cada som emitido é acompanhado por uma palma de mãos. Treinamos a coordenação motora, batendo palmas, cantando e marchando... A Marcha fica tão fixa na mente que depois fica até difícil largá-la. O mais divertido nesse aprendizado é que ele se trata de uma compreensão simples, de um sistema binário, onde apenas som e silêncio são essenciais. O compasso é marcado pelo som tônico, que usamos também para marcar a caminhada. Os ritmos apenas nos auxiliaram a criar gestos corporais e velocidades na marcha. Somente após termos o corpo viciado no compasso que passamos a introduzir o texto... No caso, tivemos como auxílio o Soneto da Fidelidade, de Vinícius de Moraes.
Primeiro o texto foi recitado, depois decupado... A fixação do texto feita por repetição... Cada estrofe ou frase sendo repetida por cada aluno até que todos recitaram o texto completo. Depois, cada dupla escolheu uma frase da composição e criou uma forma criativa de recitá-la. Montamos um círculo, com uma marcha constante, marcada por palmas de uma canção simbólica e mental, onde com o tempo se tornou coletiva, mesmo que não se conhecesse um a música do outro. Apenas pelo acompanhamento das palmas todos se tronaram uníssonos.
Soneto Da Fidelidade - Vinicius de Moraes
De tudo, ao meu amor serei atento antes... E com tal zelo, e sempre e tanto... Que mesmo em face do maior encanto, dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento e em seu louvor hei de espalhar meu canto, rir meu riso ou derramar meu pranto... Ao seu pesar ou seu contentamento. E assim, quando mais tarde me procure, quem sabe a morte, angústia de quem vive, quem sabe a solidão, fim de quem ama... Eu possa me dizer do amor, que tive: que não seja imortal posto que é chama, mas que seja infinito enquanto dure!
A partir daí começamos a pensar em como nosso sentimento poderia ser demonstrado, ou externado, como diria Stanislavski, para criar uma verdade teatral. Foi a partir daí que começaram os problemas...
Quando se interpreta um texto, percebemos todos os vícios que nos acostumamos desde crianças, que são ensinadas a ler texto com uma falsa interpretação de que se deve apenas saber o que dizem as palavras, seu significado, independente de seu sentido. Forte isso, mas é o mais próximo da verdade que quero expressar. Quando lemos "casa" em um poema, devemos entender o sentido dessa "casa", não apenas que o autor imprimiu, mas também qual a sensação que ela nos propõe. Essa sensação tal que se transforma em sentimento e que cria uma onda pelo nosso corpo vindo do interior até chegar nas extremidades... Então chega a parte difícil, que é expulsá-la... Demonstrá-la, EXTERNÁ-LA!!!
Descartei as possibilidades de conhecimento holístico e tentei construir um processo de conhecimento de partes, independentes... Foi uma experiência agradável e testarei para garantir um resultado positivo, ou apenas para saber se funciona ou não. Primeiro lemos, depois treinamos sentimentos¹, depois juntamos os dois para ver no que dava...
¹ - quando digo treinar sentimentos, me refiro as técnicas de memória emotiva relativas ao método de interpretação proposto por Stanislavski, que em ocasião futura podemos discutir aqui também...
Uma das questões foi que, o sentimento criado, ou percebido através do resgate da memória escolhida, tornou-se até forte e externável para aquele fato, mas agrupá-lo ao texto do soneto só ficou perceptível naqueles que já possuíam um grau mais avançado de intimidade com as artes dramáticas... ou naqueles que já nasceram com o "dom". Volto, assim, a uma questão discutível. A que todos podem fazer arte. É retórica e não pretendo aqui contestar opiniões, mas elucidar minha ideia de que podemos usar a arte psico diversão, distração ou até tratamento lógico, mas como profissão há de se entender que devemos nos dedicar. Para aqueles que não tem predisposição para tal profissão, que se divirtam, construam novos conhecimentos... Mas para os que nascem com "alma de artista"... Aproveitem para ser exaltados na perfeição dos resultados.
Essa foi apenas uma segunda aula expositiva e prática sobre questões de conhecimentos simples, que qualquer um pode participar... Mas é um grande início para aqueles que querem realmente seguir a profissão. Perceber o quanto são bons, perante muitos que, apesar do conhecimento, das tentativas, nasceram para serem administradores, médicos ou engenheiros. Tenho elogios à todos, pois o empenho era perceptível. As tentativas, mesmo que falhas me levam a pensar no que falta para que a "pessoas comuns" (não atores) entendam a diferença entre interpretar e representar. Tornar o ato real e o teatro vivo. Externar através de ações o que meras palavras não dizem sozinhas... Ou conseguir apenas com palavras mostrar o que depende de ações. Ainda quero descobrir como a mágica funciona, pois alguns conseguem com tanta facilidade e outros simplesmente não conseguem... Se desvincular da força da palavra, daquele conteúdo conquistado no ensino fundamental e médio e as vezes até do acadêmico.
"Quero vivê-lo em cada vão momento" é uma frase que diz muito, falando pouco... E como mostrar tudo que ela diz apenas falando. E como não falseá-la com gestos ou intonações na voz que a deixam poética, mas pouco expressiva. Como externar o sentimento que ela nos proporciona? E na verdade, que sentimento ela nos proporciona? E se ela não traz nenhuma ação dramática, o que fazer com ela? Descartá-la? Mas quando não podemos descartar, o que fazemos para que a frase ou a palavra seja externável? Foi uma tarefa deixada para a próxima aula... Ler o poema como se estivéssemos acabando de escrever. Como se ele fosse nosso pensamento do momento. Devemos construir todo um contexto externo que complete aquele pensamento, do qual nos apropriamos... Criar um personagem que pense sobre aquilo, que esteja vivendo aquilo que estamos falando...
colocar isso em palavras se torna fácil, difícil é aplicar. Criar um diálogo invisível, fala interna para uns, memória emotiva para outros, ou apenas uma repetição de falsificações de sentimentos (falamos de várias formas até encontrarmos uma que se encaixe legal). Proporcionar essa relação de intimidade com o texto, o contexto e a ação praticada pode auxiliar na representação da história. Devemos pensar em porque estamos falando aquilo, para que estamos falando, com quem, em que ocasião, situação, local... Vários são os fatores que devem ser considerados para que a representação torne a circunstância criada se torne real.
Entrando neste assunto, penso na alternativa da tentativa do uso das falsas verdades. Frase bonita para definir a mentira. Tentamos pensar nas vezes que contamos alguma mentira que deveria ser considerada verdade. Nosso cérebro vive nos contando mentiras, quando completa as lacunas da memória de alguns fatos que nos recordamos. Esse movimento de construção de imagens para completar nossa memória pode servir de exemplo prático e praticável para desenvolver técnicas de representação. Outro truque, que pode ser um trampolim para a grande mágica é o da repetição por imitação... Tentar imitar a forma de agir, se movimentar ou falar de outro ajuda a desenvolver um pouco outras técnicas de representação. O lance é não esquecer do sentido do texto proposto e interpretado.  Saber o que se quer dizer e para quem se quer falar ainda deve ser um objetivo da representação.
Ficou como dever de casa a escolha de um poema, pelo menos uma estrofe que tenha algum sentido ou que traga alguma recordação para o aluno/ator e como prática criativa cada um deve decorar o próprio bastão que estamos usando como "muleta" (objeto cênico que serve para nos ajudar na ação dramática) nas aulas. Ficou acertado também que todos deveria, trazer maquiagem...

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Oficina de Teatro de Rua - Primeira Aula

Estudar teatro é uma tarefa árdua, que muitos querem, mas poucos são capazes. Arte e cultura é para todos, assistirem, participarem, vislumbrarem... Mas será que até quem não é artista pode fazer "Arte"? Esse "dom" foi distribuído a todos sem distinção? Quando Paolo Mantegaza diz que "A escola pode aperfeiçoar o artista; criá-lo, nunca...", ele não está apenas falando de produções, mas do próprio produtor, do artista, que já nasce assim. Antes mesmo de se definir um engenheiro, médico, técnico em algo, esse ser já é artista. E posso dizer que aquele que tem a alma para a arte será um grande artista, mas poderá ser o melhor em qualquer outra profissão que escolher a se dedicar.
Sua produção não é apenas a expressão de seu sentimento, é uma ansiosa vontade de criar para o mundo "normal" uma crítica pensante, uma distração pulsante ou apenas uma simples beleza que despertará o sentimento de outros além de si. Andy Warhol disse que "o artista é alguém que produz coisas que as pessoas não tem necessidade, mas ele por alguma razão, pensa que seria uma boa ideia dá-las a elas". Mas acredito que todos tem necessidade de ouvir, ver, sentir a beleza da arte. Em um mundo onde a sobrevivência é a meta do homem, momentos de apreciação artística podem alimentar a alma e aliviar a tensão dos dias. As pessoas tem sim, necessidade de um produto cultural ou artístico. Prova disso foi a grande procura pelas inscrições na oficina de teatro de Rua oferecido pela Secretaria de Cultura de Vila Velha. Um projeto de cursos em artes cênicas que eu criei desde 2004 e que voltou as atividades a partir da iniciativa do Secretário de Cultura Andinho Almeida. Foram quase 70 inscrições em três dias de divulgação apenas no site da prefeitura.
A oficina consiste em quatro aulas de quatro horas cada, onde serão desenvolvidos recursos necessários para criação de uma apresentação em espaço aberto, ou alternativo. Não pretendo aqui profissionalizar atores de teatro de rua, e sim aguçar o sonho e o desejo daqueles que pretendem se envolver com as artes.


A primeira aula foi nada mais que impressionante. Os alunos inscritos estavam com sede de conhecimento. Foram as quatro horas mais rápidas que muitos tiveram. Passou o tempo e o aprendizado foi compensador. Começamos com uma pequena explanação dos conteúdos que seriam desenvolvidos durante as aulas. A história do teatro sempre foi um tema que me envolve. Levantar as questões dos motivos pelos quais os homens começaram a representar é instigador e construir esse pensamento junto a pesquisadores iniciantes nas artes cênicas nos auxilia a construir novas ideias. Descrevi de maneira rápida as diferentes escolas dramáticas que listei desde as competições gregas das tragédias e das comédias, do teatro romano com suas construções suntuosas e seu declínio devido as condições políticas e econômicas desfavoráveis, dando ascensão ao teatro cristão católico que se estendeu até  o renascimento com o aparecimento prévio das trupes mambembes, do teatro elisabetano e da Commédia Dell'Art. Discutimos sobre o carnaval no Brasil que é um grande espetáculo de Rua.
Conversamos sobre o Teatro de cordel apresentados em ruas e praças do nordeste e do teatro de Amir Haddad: https://www.youtube.com/watch?v=BhojcpjIzsw . Toda conversa foi bem rápida, apenas para aguçar ainda mais a vontade de aprender sobre o tema. Não fizemos um estudo detalhado sobre a história do teatro, apenas tentei listar sua importância para a sociedade. E surge uma questão que está presente em minhas aulas e minhas pesquisas. Deve-se promover a cultura a partir dos recursos públicos? Retórica. Não acredito no desenvolvimento de uma sociedade sem conhecimento de sua cultura. Isso é apenas uma questão de educação? De sala de aula? De referências passadas em salas de aula? Desenvolver o ato cultural, o senso artístico crítico e criativo, alimentar a mente e a alma com conhecimento filosófico, cultural, teatral. Não consigo ver um trabalho artístico "desintencional", mesmo que essa intenção seja alegrar aos olhos, distrair, divertir, questionar, educar, construir conhecimentos, informar,... Ufa... Existem mais funções para o teatro que apenas teatro. Então começamos pela diversão. Imagens que agradem aos olhos. Isso se inicia pelo visual da obra, cenários, figurinos, adereços. Os figurinos que estão sendo desenvolvidos são uma releitura das obras criadas por Hélio Oiticica no final dos anos de 1960. Os "parangolés" ganham formato de vestimenta base do figurino dos atores de rua que começam a nascer na vontade de cada aluno do curso. Transformados em peças para o teatro de rua, pensamos em confeccionar camisas e adereços cobertos com tiras de tecidos que criarão movimento a partir dos gestos que os atores farão em suas representações.



Depois de desenvolvermos a ideia dos figurinos, começamos a pensar nas relações que o teatro de rua tem com a música e de como isso pode chamar a atenção para o trabalho. Sentimos uma enorme necessidade de fazer barulho, sons musicais para acompanhar nosso cortejo. Uma das sugestões foi a "Casaca", instrumento que acompanha as bandas de congo capixabas, feitas de madeira e bambu emitem sons variados de acordo com seu tamanho e seu material básico.


Também incluímos os agogôs, afoxés, chocalhos, pandeiros e tambores. Instrumentos de percussão que acompanham bem a ideia principal da música escolhida para nosso novo grupo. Uma marchinha, escrita originalmente por "Marcílio Dias" para o grupo teatral das oficinas e que foi adaptada para essa nova gestão administrativa. A marchinha, que nos transporta para apresentações de blocos de carnaval será intercalada por leituras de poemas e apresentações de esquetes que serão adaptadas para apresentações nas ruas.
O trabalho circense, como acrobacias e malabarismos também acompanha o que pensamos para uma apresentação dinâmica na ruas. Brincamos então com movimentos dos "swing's poi's", que consiste em um pesinho preso à uma corda com fitas amarradas que quando com movimentos certos criam imagens em movimento que chamam a atenção do público pela beleza da mistura de cores e dos desenhos elípticos e circulares que são criados.



Depois de todas essas discussões e debates, fomos para a prática. Saímos de nosso local de conforto e fomos para a Praça da Prainha. Para a grama debaixo da castanheira e começamos a jogar. Primeiro fizemos uma aquecimento corporal, com alongamento e caminhadas, ocupando espaços desenhados para simular presença de público. Os alongamentos foram simples, de pernas, braços, coluna... E os exercícios realizados foram utilizados para, que em grupos, eles criassem uma sequência coreográfica realizável pelo grupo. Para desacelerar fizemos um jogo de iniciativa, desinibição e trabalho em equipe, que consistiu em após formar um círculo, todos andavam de forma desordenada se aproximando do centro do espaço até que todos se misturassem. Deram então novamente as mãos, na mesma ordem que estavam na posição do círculo e sem soltá-las, deveriam desfazer o "nó" criado.


Para finalizar a aula fizemos um trabalho de aquecimento vocal e aprendemos a cantar a marchinha do grupo.
"Eu sou de Vila Velha onde se projeta... A Felicidade! Minha Terra entra em cena e contracena... com a realidade!
Nessa luta sou mocinho, sou vilão e sou palhaço. Sou rei, sou escravo, sou mau e sou bom...
Teatro com cheiro e gosto de bombom!" O ritmo segue o playback  do vídeo postado acima.



AULA DADA NO DIA 25 DE NOVEMBRO DE 2015 NO PARQUE DA PRAINHA - VILA VELHA PELO ATOR, DIRETOR E PROFESSOR DE TEATRO ANDERSON LIMA.

http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2015/12/oficina-de-teatro-de-rua-reune-criancas-e-jovens-7570

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Oficina de Teatro de Rua gratuito em Vila Velha

http://www.vilavelha.es.gov.br/noticias/2015/11/vila-velha-lanca-oficina-de-teatro-de-rua-7473



A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, vai oferecer 50 vagas para uma oficina de teatro de rua. As aulas acontecem a partir de 25 de novembro e serão realizadas na Casa da Memória, todas as quartas-feiras, das 14 às 18 horas. Para participar, o interessado deve preencher a ficha de inscrição e enviar para o e-mail andersonlima@vilavelha.es.gov.br até o dia 20 de novembro. O curso é gratuito e aberto para todas as idades.

Ministrada por Anderson Lima, que é ator, produtor e diretor de teatro, a oficina terá cinco encontros, em que Anderson vai administrar aulas de iniciação à prática teatral, técnicas de teatro de rua, treino de malabares, maquiagem artística, técnicas de voz, interpretação e construção de figurino, além de um breve histórico sobre o teatro de rua e suas vertentes.

Para o subsecretário de Cultura, Leonardo Monjardim, o curso vai dar inicio a um novo ciclo artístico em Vila Velha. “O objetivo é estimular a formação de novos artistas em nosso município. Quando a abertura do Teatro Municipal for consolidada, vamos desenvolver diversas outras oficinas culturais em parceria com universidades e Sindicato de Artistas de Teatro do Espírito Santo”, afirma.

Ao final do curso, entre os dias 19 e 20 de dezembro, o grupo será preparado para um cortejo artístico do Parque da Prainha até a Praça Duque de Caxias, no Centro de Vila Velha.



Oficina de Teatro de Rua
Inscrições até 20 de novembro

Local: Casa da Memória – Parque da Prainha
Aulas: 25 de novembro, 02, 09, 16 e 19 de dezembro
Horário: das 14 às 18 horas
Certificado de Oficina com Carga Horária de 20 horas
contato: Anderson Lima – 9 9911 2531
andersonlima@vilavelha.es.gov.br

Ficha de Inscrião: http://www.vilavelha.es.gov.br/midia/paginas/FICHA%20DE%20INSCRICAO.docx

sábado, 14 de novembro de 2015

O Pesadelo do Terceiro Milênio - monólogo de um insano

Estréia em 2015... Não percam:

Texto de Anderson Lima


OBS.: o texto a seguir foi base, no processo sofreu algumas modificações, que não interferem na história.
ANDERSON
Hoje sonhei com meus pais... Eles estavam vestidos de branco em um círculo com outras pessoas vestidas de branco. Eu era apenas um bebê no colo da minha mãe, e aquele homem eu acho que era meu pai. Tenho poucas lembranças deles... Lembro o dia em que sacrificávamos um cordeiro, mas eu não via os seus rostos. Sempre que sonho com eles estão de máscaras... Eu só me lembro das máscaras. Eram como animais. A última vez que eu o vi, meu pai, ele tentou me violentar, mais uma vez... Sodomita miserável... Cortei o braço dele com meu punhal. Ele saiu de cima de mim e disse que ia me vender para o primeiro comerciante que passasse, para ser a mulherzinha dele. Prefiro dar a bunda para um estranho do que servir aos agrados daquele porco. Por isso coloquei fogo na palha enquanto ele dormia... Tinha medo dele me colocar no caldeirão enquanto eu dormia. Minha mãe ficou fraca, sofrendo de uma febre que não tinha fim... Não foi por piedade, eu queria ver como é a vida saindo do corpo de uma pessoa. Todos os dias os homens da vila vinha em minha casa, era sempre um grupo diferente e eu me deitei com todos os homens da vila. Os velhos por dinheiro, os mais novos por prazer... Era a única forma de ter comida no fogo. Pendurei ela pelas pernas e cortei seus pulsos. Deixei o sangue escorrer e a vida sair de seu corpo junto com o sangue enquanto dois jovens descarregavam a tensão do trabalho em mim... Eles me chamavam de pederasta, mas na primeira oportunidade deitavam na minha cama, no chão, na palha... nos becos... Onde tivesse lugar... Me concentrei em ver minha mãe morrendo, mas tinha vontade de matar aqueles dois. Eles falavam que aquele era o verdadeiro fim de uma prostituta... Chamaram minha mãe de prostituta. Apesar de nossa vida, foi ela que me ensinou muito do que sei e ninguém tem o direito de chama-la de prostituta. Bebi o sangue dos dois. Enquanto a prostituta da minha mãe morria eu matava. Senti-me como um animal... Que estava saciando sua fome. Vivi no mato comendo raízes e folhas. Aprendi com os animais selvagens a andar, voar e me rastejar. Por isso estou aqui... Estou aqui para dividir meu poder e multiplica-lo. Eu entrego meu espírito à chama e recebo dela a imortalidade.
Você... você quer fazer parte da ordem também?... Nesse momento somos um. Faremos desse nosso pacto. Viveremos eternamente como seres da noite. Nosso poder será canalizado. O sangue dos antigos está em nosso poder e estará em nossas veias. Evoluiremos nossa espécie e seremos superiores a tudo e a todos. Que se juntem a mim aqueles que querem vencer, mas saibam que eu vencerei mesmo que sozinho.
Minha  magia evoca espíritos, com minha passagem os espíritos estarão livres.
Mas eu os aprisionarei em um oráculo. Serão obrigados a me obedecer pela eternidade...
Nada é eterno!
Nem tudo é finito.
Não deixarei de ser bruxo, serei igual ao mestre. Serei o guerreiro que reinará o mundo. Serei igual ao que foi impiedoso em vida, e serei sanguinário em morte. Hoje, só um insano, depois de iniciado serei um deus. Dominarei a raça humana...
DERRAMA O QUE ESTAVA PREPARANDO SOBRE A CABEÇA...
A espera me paralisa. Estou sedento e não posso mais controlar a besta que há dentro de mim. Sinto cheiro de vida vindo em minha direção e desejo toma-la para mim. Sou pior a cada dia, meu tempo não tem fim. O medo não está com minha vítima. Sinto que ele se parece comigo, que seu passado, apesar de curto em relação a minha idade, foi tão duro quanto o meu. Posso ser a destruição de sua vida miserável, mas serei o marco de sua história de eternidade. Não matarei desta vez, o farei senhor das sombras. Com o beijo da morte trarei para meus braços meu fiel amante. Seremos carne e sangue. O que quero vem a meu encontro, caminha pela escuridão da noite a procura da estase surreal que apenas eu posso dar. Sua gratidão pelo presente que darei será a servidão e sua recompensa será a eternidade aos meus pés. De seu sangue sinto o cheiro do ópio desses dias que aterroriza sua mente. Vejo que minha vítima sofreu as desgraças da vida, passou pela tortura do mundo e continua puro de alma. Isso alimenta cada vez mais a minha fome. Ele me provoca a trazê-lo para o mundo da escuridão eterna. Está com medo e mesmo assim tem coragem de entrar nos becos a procura de satisfação para a carne. Serei o seu prazer hoje, enquanto ele me alimenta, inundarei sua mente com os mais belos devaneios. Devorarei sua alma e o tornarei meu eterno servidor. Meu escravo.
Já tive a esperança da existência de Deus, mas nunca concebi a ideia do demônio. Até tentei devotar minha vida à igreja, pois esse era o desígnio de minha existência. Não entendo o porquê das coisas, mas não tenho mais a libertação de minha alma. Sei que há um caminho que tenho que seguir e que estou sendo guiado. Se Deus existe mesmo, tudo que fiz foi da vontade de Dele, eu fui instrumento, então não me arrependo. Farei conforme fui instruído toda minha vida. Encontrarei o demônio e assumirei o domínio da casa de Deus. Serei o novo Deus porque esse é meu destino, mesmo que o destino do ser humano seja chegar ao fim como recompensa de meus atos. Também serei julgado e condenado se assim for preciso. Mas terei feito tudo conforme está escrito no livro da vida. (abre um grande livro)
“Sim o aroma. O sabor suculento. Seu peso e consistência. Imagino as chamas frias do elixir cascatearem pela minha garganta, nutrindo-me. Mas estou ressequido e debilitado. Um tronco seco. Minha necessidade cresce a cada passo doloroso que dou. Breve, Precisarei de sangue.
O ruído ritmado de passos batendo na calçada me acorda. Movo-me para a escuridão do beco. A cadência me enlouquece. A fonte esta próxima. Ali... Ahhh, Um cheiro de perfume agradável. O odor da tensão nervosa. A fragrância do sangue pulsante. Quase posso sentir o doce néctar. A luz pálida de um poste banha a minha vítima. Passa as mãos em seus cabelos molhados, por uma fina garoa que cai suavemente; uma beleza que apenas eu posso apreciar. Seus olhos ansiosos correm de canto em canto, procurando divisar algo que possa surpreendê-lo. Ele passa por mim, olhando rapidamente para o beco. Atrás da promiscuidade que a noite revela aos excluídos. Surjo das sombras. Ao alcance das minhas mãos, posso ouvir seu coração batendo. Tornei-me morte, um destruidor de almas.”
Não sei, esses pensamentos ficam na minha cabeça. Não consigo pensar em outra coisa. Minha mente está tão confusa. Não consigo saber como fui parar neste lugar! Mas fico grata a vocês por estarem aqui tentando me ajudar...

 

Mas vocês me causam mal estar... O mestre está mais próximo que vocês pensam... Eu vou usar ele para completar meu feitiço... Eu vou me tornar ele... Drácula? Não... Eu vou me tronar Deus!!!
Falar de amor é estranho, eu conheci vocês hoje e sinto que eu amo vocês... Que vocês podem me salvar... Mas sou eu que vou salvar vocês... Desse mundo irreal que vocês vivem. To tentando lembrar... Mas não consigo. Tenho sentimentos que não sei definir. Não me falta nada, não tenho problema, mas estou com algo que está me fazendo sentir pressão. Não sei o que fazer... Como se fosse uma obrigação eu estar aqui com vocês, e vocês sabem que isso não é verdade, sabem que eu amo vocês desde o momento em que abri os olhos aqui e os vi.
Você tem dúvidas? Vocês lembram de todas as vezes que amaram no momento em que viram alguma coisa? Não ter lembranças é pior do que lembrar de algo que se perdeu.
Eu queria saber porque que Deus não me responde? Na verdade, eu sei... Porque quem cala consente... Então tá tudo certo...
Esta noite será o início de tudo. A alma humana é um meio para minha finalidade... Finalmente tudo que eu planejei... Tá aqui em algum lugar... (procura a urna mortuária). Esta é a noite. Quando ele acordar em mi tudo será perfeito. Esperei tanto tempo por este dia. Nosso corpo será mais forte com esse feitiço. Te procurei por cinco séculos e esse é um momento bem apropriado. E agora, depois de tantos anos, finalmente serei um líder forte que será eterno. O mais forte de todos... Serei Drácula?... Não... Serei Deus!
Após tanta história, finalmente o mundo irá conhecer seu verdadeiro mestre. Meu rebanho será adestrado para sempre servir as minhas ordens. Se vocês não tivessem demorado tanto tempo! (procura o pergaminho) Aqui está o antigo pergaminho. Nele há o feitiço mais cobiçado por todos os líderes e guerreiros. E apenas eu conseguiu decifrá-lo. A partir de hoje, todas as lendas se tornarão realidade e o mundo moderno recairá sob meus pés. SAÇROF SAD SAVERT E AD OADIRUCSE ANRETE, EUQ OLEP EUGNAS SOD SOGITNA ES AÇAF ADIV E SANEPA ODNAMARRED O OIRPORP EUGNAS ERTNOCNE A ADNUGES ETROM.
Força das trevas e da escuridão eterna, que pelo sangue dos antigos se faça vida e apenas derramando o próprio sangue encontre a segunda morte.
Eu sinto... Minha alma está queimando! Mas meu corpo fica mais forte. O poder cresce em mim! Sinto uma luz nascendo em mim... Meu livro... Minha gênese... Eu sou o céu e a terra... E então nasce a luz... Esse é o primeiro dia... Eu sou o dia e vou reinar sobre a noite...
Meu Deus, me ajude... Meu Deus me perdoe, eu tenho muito medo.
Meu Senhor! Porque Tu mandaste esta missão para mim? Não posso suportar a ideia de fazer mais mal. Oh Pai, eu sou Teu e Teu é o meu coração. O Senhor pode salvar a alma de um pecador e resgatar uma alma perdida. Perdoe-me Senhor por ter pecado tanto... Se eu puder fazer algo para consertar o meu erro... Serei forte. Fugirei e tentarei salvar o que ainda resta de minha pobre alma. Senhor dê-me forças e me proteja do mal.
Pater noster, Qui es in caelis, sanctificetur nomem tuum. Adveniat regnum tuum. Fiat voluntas tua, sicut in caelo et in terra. Panen nostrum quotidianum da nobis hodie. Et dimitte nobis debita nostra, sicut et nos dimittimus debitoribus nostri. Et ne nos inducas in tentationem: sed libera nos a malo. Amen.
Há mais de Quinhentos anos, viveu o príncipe. Minha alma milenar se tornou uma vampira. Sou o próximo passo na evolução. Liderarei se me permitirem, ou estarei sozinho se preciso. Mas sobreviverei. Minha sede de sangue aumentou e senti o cheiro de ódio e a fome de vingança que circulava em minhas veias. Vi a besta crescer dentro de mim, mesmo eu estando ainda vivo. Aprendi os poderes do feitiço e então foi só uma questão de tempo até que conseguisse sair de meu torpor.
Faltava apenas o sangue de um dos antigos para se fazer este feitiço e eu esperei por séculos até que ele fosse encontrado. Eu sou o primeiro da minha espécie. O mundo como humano não é mais para mim, eu sou o mestre... Drácula? Não... sou o novo Deus. Meu poder é superior a tudo!
Nunca tive muito contato com o pessoal da cidade e na escola eu era considerado o estranho... Nunca fiz amizades, não tinha namoradas, mas sempre me apaixonei pelas pessoas mais bonitas. Mas eu era promiscuo demais. O que é a justiça, o que é a vida senão um grande jogo onde nós ganhamos e perdemos e nem sempre sabemos quem dá as cartas... Só me resta matar esse corpo antes que toda minha alma se corrompa...
Sentir a queda. A pressão do ar. Meu corpo se contorcendo com a velocidade da decida... Sei que vou sentir meus ossos se partindo ao entrarem em contato com o chão, quebrando-se... Todos. A dor pode ser insuportável e levar à morte, mas, por outro lado, pode apenas me fazer agonizar... Um suicida não tem o perdão dos céus. Sentir a dor de todos os meus ossos quebrados e eu... Vivo... Uma dor insuportável... Uma eternidade de tempo passando a cada segundo de minha vida, sentindo e vendo a agonia dos que me cercam...
Se realmente não puder suportar a dor da perda, sentirei a dor da queda no lugar, mas...
Porque sofrer por quem não fala comigo? Não me responde.. Porque não aproveitar o mundo? Eu posso ter muito mais...
Eu já fui inocente! Já fui sano... Você me acha louco? Pensa que sou doido?... Consigo ver pelos seus olhos a verdade que esconde seu coração.
Sempre fiquei em segundo plano? Eu vim do mundo da escuridão como um deus vivo, mas não comerão de meu corpo nem beberão de meu sangue... Servirão, porém, a mim, mesmo que sem perceber, muito mais do que a qualquer outro, pois o corpo do homem não me fascina, apenas quero aquilo que os domina, sua vontade, seu orgulho, sua vaidade... Seu sangue sim, irá me alimentar. Não fui criado para ser escravo de ninguém.
Vocês também querem isso? Vocês não me enganam... Seu corpo pode até ser inocente, mas a sua alma é maligna.
O desespero assim como o medo adocicam a alma... Procuro companhia, mas irei só, se preciso for. Me fortifiquei e me batizei com sangue, não por ser sagrado ou profano, mas por trazer fragmentos de uma essência, eu almejo ter o mundo aos meus pés, pois não quero carniceiros em meu encalço. A ganância não me cega, quero dividi-lo com vocês, pois me ligam a seu tal Deus... Vocês poder ser eternos como a piedade que sempre está presente no coração humano. E enquanto houver faíscas de um ser vivente, lá estaremos. Me apego sem me iludir, pois é a afeição por esses pecados que me fez presente na história. Seu sorriso esboçado me ilumina para a grande obra prima. Surpreendentes façanhas inúteis, que ameaçam sem coagir, provocam sem atacar e matam sem levantar o punhal. Sou como o abutre, não caço e nem aniquilo, espero paciente. Esse é o fim do homem, mas não da humanidade que se renova a cada era para minha supremacia.
Minha mente está confusa... Eu quero viver, quero me lembrar de quem sou! Se comeres do fruto da árvore sua mente se abrirá... E você se igualará ao Deus...
Não... Eu não tenho coração... Não sinto amor, nem medo, nem alegria, e nem tristeza. Eu sou vazio e viverei assim para sempre.
Eu era apenas mais um pedaço desse quebra cabeças à que chamam de universo. Mas eu renasci para ser o senhor do mundo... O Príncipe das Trevas e da Luz... Eu sou o maior e mais poderoso de todos os vampiros, sou Drácula? Não... Sou Deus. Fui ressuscitado para dominar todo o mundo...
O mundo é meu... meu rebanho, mas não precisam se preocupar... Nunca mato mais do que preciso nem menos do que me é de direito... Mas, e os homens podem dizer o mesmo.
Eu vou esquecer... Esquecer o que fui e quem amei... Eu vou possuir o mundo.
Nenhum de nós se contenta apenas com metades.
Meu coração há muito tempo parou... Talvez ele precise apenas ser reanimado...
Sou corpo sem carne e espírito sem alma. Sou o condenado e o carrasco, o chicote e o perdão. Me alimento da dor e do sofrimento que inflijo e do pecado que proporciono. Sabedoria não é andar atrás de meu desejo, mas ficar nas sombras esperando que ele passe. Um dia tudo se acaba e como um belo ciclo, se renova e reinicia. Lá eu estarei, aguardando um novo começo. Pronto para, como a fênix, sair em meio as cinzas em busca de um novo ninho.
Sou a evolução da humanidade. Sou uma raça criada para dominar o homem, nasci do desejo mais íntimo da criação de seu deus... a sede de poder fez eu me tornar o ser mais poderoso que existe Sou o que chamam de vampiro... De Drácula?... Não... de Deus... E irei viver a partir de sua sobrevivência. Mas, não serei um ditador, não farei experiências com homens vivos, não os torturarei, nem os sacrificarei sem razão. Não os manterei em cativeiros, nem levarei seu ouro. Quero todos saudáveis e vivendo bem, vocês serão meu alimento e eu os tratarei como a melhor lagosta do meu aquário. Serei aquele que trará paz para o coração do homem.
Mesmo eu não tendo coração...
Guardem bem suas lembranças, meus caros... Ter lembranças daqueles que você amou e perdeu é melhor do que não ter lembrança nenhuma...
Alegrem-se em saber que não vou chorar sobre o corpo inerte de cada um de vocês após sua morte. Agora somos só nós... Ajoelhem-se para seu único senhor...
Vejam o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro. No meio da sua praça, e de um e de outro lado do rio, estava a árvore da vida, que produz doze frutos, dando seu fruto de mês em mês; e as folhas da árvore são para a saúde das nações. E ali nunca mais haverá maldição contra alguém; e nela estará o trono de Deus e do Cordeiro, e os seus servos o servirão.
E verão o seu rosto, e nas suas testas estará o seu nome. E ali não haverá mais noite, e não necessitarão de lâmpada nem de luz do sol, porque eu sou o Senhor...  Seu Deus que os ilumina para todo o sempre... Quem é injusto, seja injusto ainda; e quem é sujo, seja sujo ainda... Serão meu remédio para a insanidade os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
(camisa de força)

O poder sobe apenas à cabeça dos fracos, porque nós que somos fortes já nascemos com ele!


                                                                   FIM


segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Sociedade Secreta das Bixxxas (teatro)


 UMA PRÉVIA... ESTRÉIA EM FEVEREIRO DE 2016



Um loft com 4 espaços distintos, uma cozinha prática e um armário. Um cabideiro cheio de adereços de drag, um balcão com perucas
Quatro profissionais com atividades diferentes durante o dia, mas a noite todos são Drag Queen, 3 homens e 1 mulher que ocupam os cargos de alto escalão da sociedade secreta, e o tesoureiro que está sempre em off de dentro do armário. Neste dia em especial eles estão preparando a iniciação do público para a sociedade secreta, procurando documentos em especial um deixado com os passos da coreografia de iniciação que foi perdido há algum tempo e agora está em poder do alto escalão, mas eles não conseguem achar na bagunça do loft.
THIAGO
(entrando por uma porta imaginária de um lado do palco) Nem acredito que cheguei em casa... Hoje o dia foi nada menos que estressante. (larga a bolsa no chão)... Três artigos para escrever e cada um de um tema diferente... (tira os sapatos e os larga pelo caminho)...
ISMAEL
(entrando por uma porta imaginária de outro lado do palco) Mais um dia cansativo. Aqueles “anjinhos” hoje devem ter comido pimenta. (larga a bolsa no chão)... E a professora nova? Acha que é a dona da escola... (tira os sapatos e os larga pelo caminho)...
LUANA
(entrando por uma porta imaginária de outro lado do palco puxando um carrinho de churrasco) Nem acredito que tive que virar a noite. Tinha um casal namorando tomando uma latinha de cerveja que não ia embora (larga a bolsa no chão)... Pensei que iria direto de lá para o hospital, e olha que meu plantão é só daqui a três dias... (tira os sapatos e os larga pelo caminho)...
THIAGO E ISMAEL
AFF!!! (os três param em frente ao sofá e sentam-se juntos). (Anderson dá um grito e todos dão um pulo. Ele está deitado no sofá)
ANDERSON
(montado) Vocês engordaram (comoção geral). Gente, o show de ontem foi uma merda, tinham dez pessoas na plateia... (tira a peruca) Mas me cansou tanto que cheguei e nem consegui tirar minha maquiagem... (tira os sapatos e os joga num canto)...
SENTAM I, T, A... LUANA VAI PARA O CARRINHO...
THIAGO
Então? Já pensou como você vai falar com ela?
ISMAEL
É! Porque tá tenso essa convivência...
ANDERSON
Não sei qual o problema de vocês... Pensa bem... Você é jornalista e você é professor... Com o salário que vocês ganham não dá prá pagar um terço das contas da casa, mas de quatro vocês conseguem.
ISMAEL
Mas ela é mulher... (Luana coça o saco)
THIAGO
Ele quis dizer que ela tem pepeca!!!
ANDERSON
Tem o que?
ISMAEL
Pepeca... Você conhece... Aquele bichinho do qual você nasceu...
THIAGO
E viu algumas ao longo da sua vida... E se contar quantidade por quilometragem vai dar alguns dígitos...
ANDERSON
Ei!!! Pode parar...
ISMAEL
Qual é Anderson... Todo mundo sabe que você é bi!
ANDERSON
Bichona... Pelo que eu saiba a única bi aqui é a Luana... (Luana puxa a cueca do rego)...
THIAGO
Mas tá... Você tá enrolando a gente... Vou chamar ela aqui e você vai falar.
ANDERSON
Peraí gansa... Tadinha, prá onde a bichinha vai? Ela não tem onde morar. E com esse negócio de churrasquinho e trabalho público, ela ganha mais que nós três juntos.
ISMAEL
A gente se vira... Outro dia tava trazendo o bofe prá cá e quando ele viu a mapoa quase que me trocou...
THIAGO
Se ele visse um dragão ele te trocava!!!
ISMAEL
Anderson, ninguém dá nada prá ninguém... Para de querer ser boazinha...
ANDERSON
Não sou boazinha, sou gostosa!
THIAGO
Luana! O Anderson quer falar com você!
LUANA
(trazendo um churrasquinho para cada um) Oi! Aqui... Eu separei prá vocês... do jeitinho que vocês gostam... (os três se olham) Ai gente, não sei o que seria de mim sem vocês... Eu amo essa casa, amo meu cantinho, amo morar com vocês! Ah! E hoje eu vendi tanto que já dá prá pagar a minha parte da conta do mês... E ainda sobrou um pouquinho, daí comprei umas cervejinhas prá gente tomar mais tarde...
ANDERSON
Bom... Sabe o que é Luana, eu pensei muito e queria te falar que...
THIAGO
(Pegando o dinheiro das mãos de Luana) Você foi a melhor coisa que aconteceu na nossa vida!
ISMAEL
É! (pegando o dinheiro das mãos do Thiago) A gente não imagina como seria nossa vida sem você...
ANDERSON
(pegando o dinheiro das mãos de Ismael) Gente, vocês são videntes... Era exatamente isso que eu estava pensando em falar!
TODOS LEVANTAM E VAI CADA UM PARA SEU CANTO...
ISMAEL
Alguém viu minhas pautas?
THIAGO
Não to conseguindo achar nem meu celular...
ANDERSON
Mas também, olha a bagunça que está essa casa... E olha só... tá todo mundo lembrando o que temos hoje né?
OS TRÊS
É hoje? (música de suspense, luz em penumbra)
LUANA
Ai meu Deus, Seu Anderson... Esqueci de separar o material...
THIAGO
Sabia... Uma hora ia aparecer um defeito...
LUANA
Agora que eu já paguei minha parte da conta tudo em mim é defeito né?
ISMAEL
Uhm!! Mostrando as garras!
ANDERSON
Thiago, preparou os documentos? Ismael, achou o pergaminho da coreografia?
OS TRÊS
O pergaminho!!! (música de suspense, luz em penumbra)
ANDERSON
Vamos parando com essa porra... Acende a luz e desliga o som. Todo mundo sabe que sem o pergaminho secreto de “Luiz Delgado” a iniciação fica incompleta...
THIAGO
Nãããããooo!!! A gente sabe que uma iniciação incompleta pode acarretar grandes prejuízos prá sociedade...
CONTADOR
Gente... Vocês são muito desorganizados... A casa tá uma bagunça... Não tem como achar nada por aqui!
THIAGO
Olha o que deu a última...
ANDERSON
João, você podia sair do armário e ajudar a gente a procurar...
ISMAEL
Ihhh! Nem adianta... Fala em sair do armário ele fica mudo de novo...
LUANA
Mas numa coisa ele tem razão. Com esta bagunça que está a casa, não tem como achar nada mesmo...
ANDERSON
Não pode ser... Luiz Delgado guardou o pergaminho secreto de Pedroca e passou de geração em geração, e logo nós fomos perder...
ISMAEL
Pedroca? Foi Pedro, o evangelista que criou a coreografia?
THIAGO
Claro que não bixxxa... Foi Pedro Álvarez Cabral, quando ele veio para o Brasil, veio com a única incumbência de criar a sociedade aqui...
ANDERSON
Sim, tanto que ele veio na Pinta...
ISMAEL
Você quer dizer dando pinta?
LUANA
Claro que não bixxxa burra! Na caravela Pinta
THIAGO
Ele veio na Pinta porque não podia vir num pinto... kkk
LUANA
Mas aposto que veio trepado no caralho.
OS TRÊS
Olha o nível
LUANA
Oh gente! Caralho, a cestinha que tem no topo do mastro principal de uma caravela... O maior mastro, bem no meio...
ISMAEL
Gente! Vou começar a chamar meu boy de caravela...