INTERPRETAÇÃO II
REGISTRO DAS AULAS DE FEVEREIRO ATÉ 11 DE MARÇO
05 DE FEVEREIRO DE 2015
Construção de cena a partir do Jogo Teatral - hoje tive uma experiência exemplar... Nossa professora - Lara Couto - me surpreendeu ao aplicar exercícios que eu já conhecia, mas fez com tanta garra que me empolguei para fazer. Começamos com aquecimento e alongamento... Preparamos o corpo e a voz para reconhecermos nosso espaço cênico caminhando pelo palco. Marcamos 4 pontos aleatórios e os usamos como marcos de cena. Num jogo que parecia simples no começo, mas que no final se mostrou de suma importância para construção da ação cênica.
A partir de uma partitura simples, andamos no palco e atuamos conosco e com os outros atores de cena durante a caminhada e depois em nossos pontos de "marco". Em seguida recebemos um tema para a cena - PROFECIA. Tratamos logo de usar o apocalipse que é uma prefecia que todos reconhecemos. Criamos a confusão, a chegada de Cristo e a salvação de alguns em detrimento de seu arrebatamento enquanto outros ficaram na danação. Após apresentação recebemos uma direção e descobrimos que nossa profecia se referia à história Grega "Édipo, Rei". A partir de nossas ações (que criamos pensando em uma profecia) a professora incluiu o texto e o resultao ficou bem mais agradável e natural.
Conclusão: a construção da ação a partir do jogo fica mais emocionante e a criação da cena a partir da ação de torna mais natural e bonita.
Aula de 05 de Março de 2015
Leitura do texto "Édipo, Rei" de Sófocles
Uma primeira leitura tende a não necessitar comentários, mas a aula junto com Lara torna a leitura bem mais dinâmica... Revisamos em certos pontos os fatos lidos e nos pronunciamos dando interpretação ao texto lido, o que foi entendido da história contada e marcando qual ponto se torna marcante no texto. Crianmos uma 'storyline' do texto. De fato percebo que é difícil fazer uma leitura de texto com palavras e termos deconhecidos, falando de deuses que tem significado para os gregos da época. Mas conseguimos interpretar as intenções do roteiro. Algumas vezes demos dois sentidos, coerentes, mas percebo que há muito mais...
RELEASE: Edipo, rei de Tebas recebe os sacerdótes e os decanos do povo que voltam das oferendas do templo de PalasAtena, onde foram pedir misericóridas pelas pragas e maselas que estão sofrendo e esperam que o seu Rei os dê uma solução. O mesmo pede a seu cunhado Creonte (que aparece como rei de Tebas em "Medéia") que vá ao Oráculo de Delfos consultar Tirésias sobre uma profecia que sane os problemas. Em seu retorno, Creonte diz que apenas vingando a morte do Rei Lion, antecessor de Édipo, os problemas serão sanados.
Édipo então se coloca como um Rei justo que dará exílio ao assassino de Lion, se este se proclamar e louros àquele que porventura entregue ao julgamento o culpado, mas Tirésias fala por meio de enigma quem é o culpado pelo crime, então o povo pede a Édipo que traga-o ao reino para elucidar o caso. Várias situações são reveladas e diversos conflitos acontecem... Acusações de traição e descobertas fabulosas que se tornaram fundamentos de estudos da psicologia e psicanálise, criando os tão famosos complexos de Édipo e de Jocasta, onde crianças criam um laço afetivo intenso com suas mães e vice versa.
CÁDMO: Fundador da Cidade de Tebas
TEBAS: Cidade-estado da Antiga Grécia
RAMOS SÚPLICES: Ramos enfeitados de lã usados para pedir súplica por algum fato ou praga no período dos antigos deuses gregos
DECANOS: os mais antigos membros de um corpo diplomático
ZEUS: deus grego filho de Cronos e Reia, regente supremo do Olimpo - morada dos deuses
PALAS: ou Palas-Atena, foi a deusa grega mais representada nas artes antigas. Representava a sabedoria e a estratégia de guerra. Era padroeira de várias regiões da Grécia antiga citada em diversas obras como Iliada e Os Luziadas
AUGÚRIO: adivinhação
HADES: irmão de Zeus, regente do mundo dos mortos que levva o seu nome.
SÓTER: General macedônico de Alexandre, fundou a dinastia ptolomaica no egito. Conhecido como o Rei-Salvador
HIPNOS: deus grego filho de Nix (noite) responsável pelo sono, como reposição do dia de trabalho e não da fadiga. É um daemon grego (interfere diretamente no espírito dos mortais.
TÂNATOS: irmão gêmeo de Hipnos que personifica a morte, ou responsável pelos mortos.
DELFOS: Cidade grega que era considerada o centro do universo (omphalos) onde se situava o Oráculo de Apolo
APOLO: deus grego da juventude e da luz (as vezes chamado de Febos - brilhante) Era símbolo de beleza grega, representava a purificação dos mortais e inspirava as profecias.
VATICÍNIO: previsão
TYKHE - acaso
...CONTINUA...
Aula dia 06 de Março - reposição
concluímos a leitura do texto de "Édipo, Rei". Lara, a professora, pediu que nos uníssimos para montar a primeira cena em "Story'nPictures".
O drama de "ÉDIPO" circula a razão humana, o acaso do destino e o Oráculo. Édipo, prepotente se torna frágil enquanto o destino faz cumprir as profecias do oráculo. Dois são os principais argumentos - a família e o destino predito. Édipo se sente superior à desisão dos deuses, mentiras contadas são reveladas para dar cabo à trama. Jocasta, mãe-esposa, se auto condena após julgamento próprio, talvez por remorso de ter entregue o próprio filho à morte, ou por descobrir que um estranho foi mais piedoso deixando-lhe vivo, talvez por descobrir que foi progenitora de crias de sua própria criação, ou ainda por ter desacreditado das profecias e então ter percebido que a razão é dos deuses. Édipo faz seu julgamento valer antes da decisão dos deuses e se automutila como punição maior, Mesmo não esperando a decisão do oráculo, faz valer sua palavra de exílio ao culpado, sendo agora cego e equivalente a Tirésias que antes já o havia criticado por não querer ver. Como o verdadeiro pai, Édipo tenta burlar o destino previsto pelo oráculo, fugindo de tudo que o provocaria a agir conforme predito, foge de perto dos pais que ele achava que eram verdadeiros. Por fim Jocasta se enforca no leito nupcial e Édipo fura os olhos e se condena ao exílio, deixando seu reino e sua prole como herança ao cunhado Creonte.
A cena vai ate a chegada de Creonte.
Em sala começamos pensando em iniciar a cena com o Sacerdote fazendo a leitura dos augúrios, jogando na pira as entrenhas de sacrifícios, na boca de cena.
Sai o sacerdote e entra Édipo, do centro da alta do palco: "Descedentes de Cadmo! Por que trazeis ramos súplices? Tens a primazia da palavra. O meu intuito é dar total auxílio".
O povo que entrou pela plateia se junta ao sacerdote que desceu do palco e ficou no meio da platéia.
SACERDOTE: "Naufraga a Pólis. Morre no solo - calices de frutas; morre no gado, morre na agonia do aborto. Recém chegado a Tebas nos poupaste do ônus que impôs a Esfinge, ajuda agora Édipo, pois todos clamam, todos te suplicam uma saída. Melhor entre os melhores, reergue a pólis.
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